• Everton Bottega

A IMPORTÂNCIA DE FRACIONAR E EQUILIBRAR A ALIMENTAÇÃO AO LONGO DO DIA



O hábito alimentar de muitas pessoas ao longo da vida, nem sempre é saudável.Muitas seguem uma rotina de alimentação ligada no piloto automático, ou seja, sem saber o que está comendo ou a qualidade do alimento que está ingerindo. Não precisamos ser nutricionistas para conhecer um pouco de cada alimento e o que contem em sua estrutura.Para isso servem os rótulos, nos informando as substâncias que foram usadas na produção desses alimentos e saber suas características nutritivas.


A falta de informação e o desinteresse das pessoas com relação à alimentação adequada é tãogrande, que não é por acaso que no Brasil mais de 60% das pessoas sofrem de sobrepeso ou obesidade. A população segue uma vida de sedentarismo e alimentação totalmente desregrada. Se analisarmos cada pessoa individualmente vamos perceber que muitas delas comem errado devido à maneira ao qual se alimentava na infância.Sabe-se que a criança segue o reflexo dos pais ou da pessoa ao qual tem como líder.Por isso considero um crime quando uma mãe coloca refrigerante na mamadeira da criança.Mal ela sabe que está prejudicando muito a saúde do seu filho.


Temos tantos alimentos ruins e de baixa qualidade nutritiva no mercado que fica difícil fazer compras saudáveis em um mercado convencional.Precisamos avaliar sempre os rótulos dos alimentos, como: quantidade de gordura saturada, gordura trans, inclusão de açúcar refinado, utilização de farinhas, se contem lactose ou glúten, entre diversos outros fatores. No entanto, insisto sempre que todos deveriam ter uma orientação nutricional, para conseguirmos reverter o quadro dessa epidemia mundial,que é a obesidade.


Estudos mostram que, no Brasil, pouco mais de 5% da população faz uma atividade física orientada, ou seja, somando esses números com a péssima qualidade nos alimentos hoje em dia, não poderia ser diferente esse aumento de peso na população. Mas por que é tão prejudicial ter uns “quilinhos” a mais? Porque isso gera uma série de problemas de saúde, como pressão alta, colesterol elevado, alto risco de problemas cardiovasculares, diabetes, etc.


Existem alguns erros que são os mais comuns das pessoas na hora da alimentação.Um deles é comer apenas 2 vezes ao dia. Muitas pessoas não se alimentam ao acordar, começandoo dia ingerindosomente café preto com açúcar,fazendo a primeira refeição completa apenas no almoço.Isso gera uma diminuição no metabolismo.O corpo identifica que não tem nutriente adequado para produção de energia, criando assim, um mecanismo de diminuição dos gastos energéticos diários.Além de não ter alguns nutrientes pelo desiquilíbrio, o corpo começa a fazer PROTEOLISE, ou seja, tira energia na degradação da massa muscular, sendo esta tão importante para ajudar acelerar o metabolismo. Para piorar esta situação, a pessoa vai se alimentar apenas no almoço, ficando a tarde toda sem comer, esperando a janta,neste momento, chega com muita fome, pois não comeu o necessário ao longo do dia e seu corpo pede todos nutrientes que não obteve ao passar do tempo. Com isto, começamos a comer muito, dando uma quantidade extra de alimento para o corpo, gerando um aumento no tecido adiposo (aumento da gordura corporal).


O que podemos fazer para melhorar isso? Começar a comer a cada 3 horas, deixando assim seu corpo sempre nutrido.Lógico que precisamos ter um cálculo para saber o que ingerir nessas 3 horas, mas sabendo equilibrar cada refeição dando um aporte necessário de carboidrato, proteína e gordura, teremos uma resposta tão positiva e logo conseguiremos baixar o percentual de gordura ou até mesmo aumentar a massa muscular. O maior problema que as pessoas encontram em seguir uma dieta é justamente não ter tempo ou disposição para preparar as refeições do dia.Por isso, temos algumas facilidades para nos ajudar a manter esse equilibro, como a utilização de alguns suplementos específicos para usar como lanches, ou até mesmo as empresas que já preparam os alimentos prontos, basta esquentar.

Então é isso.Precisamos aprender a ler o rótulo dos alimentos e saber a importância de fazer no mínimo 6 refeições diárias.Sempre é importante procurar um profissional competente para ajustar esses detalhes e ensinar a melhor maneira de alimentar-se corretamente.


Abraço a todos e sempre A MILHÃO!!!


Treinador Físico e Nutricionista Esportivo Éverton Bottega

CRN: 9713 D

CREF: 009582-G/RS

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@evertonbottega

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