• Everton Bottega

BATATA DOCE: SERÁ ESSA A MELHOR FONTE DE CARBOIDRATO PARA AJUDAR NOS RESULTADOS?



Já faz algum tempo que as pessoas do mundo fitness vêm utilizando a batata doce sendo um dos alimentos importantes como fontes de carboidratos. Chegou a virar moda nesse mundo a famosa refeição: “FRANGO COM BATATA DOCE”.Mas será que esse carboidrato realmente faz toda diferença na dieta? Podemos usar outras fontes disponíveis para ingerir carboidrato sem perder a qualidade na dieta?


Muitas pessoas consomem essa raiz devido ao seu baixo IG (índice glicêmico), ou seja, é liberado gradativamente na corrente sanguínea sem dar picos de insulina, facilitando o acumulo de gordura.Mas não é tão simples assim.Vejamos a maneira de cocção do alimento, isso irá influenciar diretamente no seu IG (índice glicêmico).Caso ele seja preparação cozido, realmente terá um IG baixo, agora,se ele for assado, seu IG muda consideravelmente, tornando-se um alimento de alto IG. Além desse fator, temos que saber qual é a carga glicêmica desse alimento, influenciando diretamente na ingestão de carboidrato por gramas de alimento. Vários fatores influenciam para termos um alimento de qualidade a ser ingerido, desde a sua plantação até a sua cocção.


A dica ideal seria quanto mais natural for o produto, mais qualidade terá nossa dieta, ou seja, quanto menos produtos industrializados (feito pela indústria alimentícia) consumirmos, melhor será nossa saúde e resposta ao nosso programa alimentar. Não podemos nos deter a um único alimento para aperfeiçoar os resultados, temos vários alimentos com as propriedades tão boas quanto as da batata doce (ex: aipim, inhame, batata inglesa cozida, etc), agora cabe procurar um nutricionista qualificado para montar uma dieta equilibrada e não ficar apenas na “batata doce com frango” ao qual todo mundo copia achando que descobriram a “formula magica”.

Abraço a todos e sempre A MILHÃO!!!


Treinador Físico e Nutricionista Esportivo Éverton Bottega

CRN: 9713 D

CREF: 009582-G/RS

249 visualizações

@evertonbottega

@evertonbottega