• Everton Bottega

BENEFÍCIOS E PERIGOS NA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO INTENSO

Atualizado: 30 de Mai de 2018


A prática de exercícios físicos regulares pode parecer um habito difícil de ser incorporado por muitas pessoas, fazendo com que elas nunca consigam atingir um nível de treinamento adequado, para evoluir seu condicionamento físico e cardiovascular. A constante oscilação de começar e para os exercícios físicos, podem ser prejudicial para o praticante, principalmente se a pessoa volta aos treinos querendo manter a mesma intensidade ao qual parou. Vou citar 2 exemplos que são muito comuns nesse caso.


Primeiro exemplo: A pessoa faz 1 vez na semana um exercício físico muito intenso, demorando uns 3 a 4 dias para ela se recuperar por completo e novamente treinar para seu corpo começar uma adaptação fisiológica e evoluir, porém, esse exercício só será feito novamente após 7 dias de repouso, ou seja, o corpo irá sofrer novamente um choque tão grande que ao invés da pessoa melhorar sua saúde, ela estará se submetendo a um limite extremo do seu físico, acontece muito frequente com pessoas que jogam futebol 1x na semana, achando que estão fazendo um grande bem para seu condicionamento, mas na verdade estão preparando para o pior, quase uma bomba relógio prestes a explodir a qualquer momento.


Segundo exemplo: O indivíduo frequenta uma academia durante 1 mês, consegue nesse período evoluir sua força, consciência corporal, flexibilidade, entre outras melhorias em seu condicionamento, mas por algum motivo precisou parar por 2 meses. No momento que este resolve voltar aos treinos, ao invés de fazer uma readaptação muscular, ele volta com o mesmo treino e mesma intensidade que estava fazendo antes de sua parada. Resultado são dores musculares intensas, excesso de micro lesão musculares, podendo até lesionar articulações ou aumentar as contraturas musculares.


Para todos exercício físico é necessário ter uma periodização em cima do biótipo e objetivo de cada pessoa, e o principal, respeitando a individualidade biológica de cada uma. Procure sempre a orientação de um profissional qualificado em sua área.

Grande abraço a todos e sempre A MILHÃO!!!

Treinador Físico e Nutricionista Esportivo Éverton Bottega

CRN: 9713 D

CREF: 009582-G/RS

71 visualizações

@evertonbottega

@evertonbottega