Skip to main content

Inúmeros suplementos são lançados no mercado como a “revolução nutricional esportiva” ou “mágica única e inigualável” confundindo e muitas vezes enganando o publico consumidor de suplementos. As promessas e mágicas no meio da suplementação estão cheias. Será mesmo que apenas um único suplemento faz a pessoa atingir um resultado físico surpreendente? Acreditar nessa hipótese é o mesmo que pensar que uma única andorinha faz verão. O que precisamos é saber a ação e maneira de resposta que cada suplemento exerce em nosso corpo, lembrando que cada pessoa terá uma resposta diferente. Não existe uma única fórmula para chegarmos a nossa melhor condição física.

Um suplemento que vem sendo muito estudado e utilizado é a Beta-alanina, ou será carnosina? Algumas pessoas ainda têm dúvidas de qual destes suplementos manipular para atingir o melhor resultado. Entre tanto, precisamos nos embasar cientificamente e avalia-los, para saber qual deles devemos usar segundo alguns estudos.

A carnosina é um dipeptideos, ou seja, formado por dois aminoácidos (Beta-alanil e L-histidina). Alguns estudos comprovam que quanto maior o nível de carnosina no músculo, maior será a força do atleta ao final de uma prova de curta duração (10 a 15 segundos). Já em exercício de longa duração parece não ter tanto efeito, até mesmo por que sua concentração é três vezes maior nas fibras musculares do tipo II (força) do que nas fibras musculares do tipo I (resistência). A maior promessa deste dipeptideo é de neutralizar o acido láctico produzido durante o treinamento físico. Tendo este um efeito adverso no exercício, fazendo, aumentar a fadiga muscular e diminuir o desempenho físico.

Alguns estudos mostram que suplementar com carnosina pode não ser tão eficiente, pois ao ingeri-la, sofre a ação da carnosinase (enzima responsável por quebrar a carnosina), não deixando o aminoácido chegar às células musculares. Outros estudos mostram que é mais vantajoso utilizar Beta-alanina ou L-histidina de forma livre para ser melhor aproveitado no musculo.

A falta de Beta-alanina no corpo pode ser um fator prejudicial para a manutenção da atividade física por um período mais prolongado (ex: fazer mais repetições em um exercício de musculação). Apesar de ser um aminoácido, este não trabalha na via de construção muscular. Assim como a histidina, a beta-alanina é formada na degradação da carnosina, sendo dependente da ação da Vitamina B5.

Estudos sugerem que a utilização de 4 a 6g de Beta-alanina ao dia pode aumentar a concentração muscular em 65%. Já com a ingestão de carnosina, o consumo seria de 10 a 16g ao dia, enquanto o aminoácido histinida, por ter uma alta concentração no tecido muscular, parece não ser preciso suplementar de forma isolada.

Sempre será preciso mais estudos e resultados na prática para termos 100% de precisão na hora de prescrever a utilização de alguns suplementos ou complementos alimentares. Como base pratica para qualquer planejamento nutricional, o bom e velho ALIMENTO ajustado em equilíbrio faz mudanças excepcionais. Por isso, procure sempre profissionais qualificados.

Abraço a todos e sempre A MIL!!!

Treinador Físico e Nutricionista Esportivo Éverton Bottega CREF: 009582-G/RS CRN: 9713 D