• Everton Bottega

NUTRIÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO PARA SAÚDE



A suplementação e a alimentação mantêm uma relação intrínseca e complexa que não pode ser subestimada, com a pena de comprometer a saúde do praticante de atividade física ou prejudicar os resultados dos esportistas.


Com a correria do dia a dia, cada vez mais a saúde está ficando em segundo plano,de modo que doenças como hipertensão, diabetes,colesterol elevado, entre outras,são hoje consideradas verdadeiras epidemias nos centros urbanos.A causa da maioria dessas doenças envolve uma alimentação inadequada e uma vida sedentária, o que leva ao sobre peso e a obesidade.


Tendo em vista que, quase a totalidade das pessoas bem informadas já tem a perfeita noção da importância de buscar academias para se beneficiarem física e mentalmente com resultados,melhorando o desempenho profissional e combatendo a depressão. No entanto, a maioria das pessoas subestimam a importância que uma nutrição adequada tem nesse processo.Não sabem, nem buscam instrução sobre o que comer nas refeições principais do dia, nos lanches e principalmente nos momentos próximo aos treinos.


Hoje em dia, existem vários tipos de suplementos para facilitar e auxiliar nas dietas como, por exemplo, o WheyProtein (proteína sintetizada a partir do soro do leite), com baixo teor de carboidratos e gorduras.Outro grande erro que as pessoas fazem é usar muito suplemento e pouco alimento na dieta. O suplemento pode ser usado para ajudar na dieta, por exemplo,no pós-treino de musculação onde o organismo precisa de proteína (ex: WheyProtein) e carboidrato (ex: Waximaize), para auxiliar na recuperação do músculo exigido.Outro momento que podemos usar os suplementos alimentares, são em situações onde não temos tempo para comer (reuniões, intervalos de trabalho e etc), substituindo os alimentos com calorias vazias (pastel, xis, bolo) por suplementos que substituem parcialmente uma refeição (ex: PROPLEX, Mix proteicos).


Sabe-se que é muito importante comer a cada 3 horas para manter o metabolismo acelerado e não deixar elevar o rompante de fome. Então devemos fazer pelo menos 6 refeições diárias que contenham a quantidade certa de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Para manter uma dieta bem equilibrada que resulte nos resultados sonhados, é muito importante consultar com o nutricionista.Para quem pratica atividade física e treina sério, deve procurar um nutricionista esportivo com experiência na área.Está é uma escolha que pode evitar danos à saúde, frustrações e dinheiro jogado fora.


Precisamos sempre ter em mente qual é o momento certo de comer e suplementar, não é uma coisa simples e depende de bastante conhecimento para ajustar de maneira individualizada a alimentação de cada pessoa (individualidade biológica).Por isso, não adianta seguir dietas prontas que prometem milagres.Cada pessoa responde de maneira diferente às dietas.


“Treine sério, alimente-se corretamente, mantenha a mente concentrada e aproveite os resultados.”


Treinador Físico e Nutricionista Esportivo Éverton Bottega

CRN: 9713 D

CREF: 009582-G/RS

370 visualizações

@evertonbottega

@evertonbottega