Skip to main content

Sem dúvida, um dos alimentos mais requisitados, ou melhor, desejado pelas pessoas é o CHOCOLATE. O Chocolate é composto por ingredientes como açúcar, cacau e leite (dependendo de cada chocolate podem variar as concentrações desses componentes) que o faz obter um sabor único. Mas o que faz as pessoas se viciarem tanto nesse alimento tão saboroso?

Foi realizado uma pesquisa com um grupo de pessoas viciadas em cocaína e outras em açúcar. O que foi identificado é que o estímulo cerebral, no momento do uso dessas substâncias semelhantes, ou seja, a sensação de prazer e de bem estar em ambas substâncias são as mesmas.

Com base nesta dependência do açúcar no organismo das pessoas é que podemos considerar este alimento como um dos principais responsáveis pela obesidade no mundo. Lógico que muitas coisas estão relacionadas com esse fator da obesidade, mas uma delas é o excesso de alimentos ricos em açúcares existentes no mercado.

Quando avaliamos os rótulos dos alimentos, podemos perceber que pode ser encontrado o acréscimo de açúcar de diversas formas nos ingredientes: lactose, matodextrina, sacarose, frutose, etc. Mesmo em alimentos salgados podem ser encontrados esses componentes. Um dos exemplos é a mostarda tradicional, que apesar de ter um sabor salgado, contém açúcar em sua composição.

Por isso precisamos aprender a ler os rótulos dos alimentos e não apenas a tabela com informações básicas de carboidratos, proteínas e lipídeos. Mas então o que fazer para continuarmos saboreando esse alimento mágico que é o chocolate, sem prejudicar nossa saúde com o excesso de açúcares contido nele?

Uma opção é utilizar alimentos que sejam nutritivos e que se aproximem o máximo possível do sabor único do chocolate, como no caso do Best Whey (proteína do soro do leite, altamente nutritiva). O Best Whey possui sabores únicos de Double Chocolate, Brigadeiro Gourmet ou Brownie. Sabendo incluir esse produto nas preparações, com certeza iremos saborear de uma forma mais saudável e sem culpa de ingerir um alimento que irá aumentar nossa gordura corporal, ou até mesmo a concentração de triglicerídeos na corrente sanguínea.

Dentro do Whey Protein existem 3 fontes de proteína de AVP (alto valor biológico – completamente aproveitada pelo nosso corpo), fazendo toda regeneração da célula e ajudando na construção muscular para os praticantes de exercício físico. Já foi o tempo em que o Whey Protein não continha um sabor agradável. Hoje um dos diferencias no mercado é a qualidade do sabor e da matéria prima deste produto. Para pessoas que mantem uma dieta sem grandes variações, mas curte beber algo mais saboroso como, um chocolate quente, essa é uma boa pedida.

Então é isso galera! Saber utilizar produtos adequados na preparação dos seus alimentos, faz toda diferença na hora de saborear e degustar a sua refeição. Isso poderá acabar com aquela vontade de comer o mágico chocolate, sem prejudicar o seu rendimento e resultado. Mas nunca esqueçam de procurar um profissional para orientá-los da melhor forma de usar cada produto.

Grande abraço a todos e se mantenham sempre a milhão igual a uma máquina de energia!!!

Treinador Físico e Nutricionista Esportivo Éverton Bottega CRN: 9713 D
CREF: 009582-G/RS