• Everton Bottega

UBIQUINONA A PROMISORA COENZIMA Q10

Vivemos em um século que a maioria das pessoas não disponibiliza tempo para cuidar de algo que deviria ser o aspecto mais importante na sua rotina, a SAÚDE. A qualidade de vida da população tem piorado a cada ano e muitas doenças vêm surgindo, cada vez mais fortes e com uma maior frequência (gripes, alergias, hipertensões, diabetes, obesidades). Muito disso se é ocasionado por dois fatores cruciais: Falta de exercícios físicos e alimentação desequilibrada. Veja que nem 5% da população faz atividade física orientada com frequência e a OMS (Organização Mundial da Saúde), preconiza que todos deveriam fazer 30 minutos de exercícios físicos 3 vezes na semana, no mínimo, para manter a saúde em dia.

São tantos benefícios relacionados a uma boa pratica alimentar, que um ponto chave é a chegada da 3° idade (melhor idade) com qualidade de vida, ou seja, ter 100 anos com independência física. Fatores básicos para sobrevivência, como caminhar sem auxilio de muletas, fazer as necessidades básicas sozinha e diminuir os medicamentos (principalmente cardiovasculares). Tendo isso em vista, muitas empresas sérias, que trabalham com suplementos nutricionais, tem se especializado e dedicado muito tempo em estudos específicos para trazer complementos alimentares voltados para qualidade de vida, minimizando complicações a saúde.

Tantos produtos estudados um deles vem merecendo destaque, chamado de Coenzima Q10 (ubiquinona). Essa substancia é uma molécula lipídica essencial para nosso organismo, tendo como função retardar aspectos do envelhecimento, devido ao aumento da produção de energia e oxigênio para as mitocôndrias (organela responsável pela respiração celular, transformando oxigênio e glicose em forma de ATP - energia). Vários estudos têm mostrado benefícios com o uso da coenzima Q10, principalmente relacionado a doenças cardiovasculares (hipertensão cardiopatia, infarto), além da diminuição do uso de medicamentos anti-hipertensores. Outros estudos já mostraram melhoras nos níveis de HDL e concentração de vitamina E, além de melhorar os níveis glicêmicos dos diabéticos tipo II.

Com o passar dos anos nosso organismo começa a ter uma diminuição dessa coenzima e sua suplementação parece ser um aspecto essencial para o antienvelhecimento. A falta dessa pode ocasionar alguns problemas ao cérebro e a outros órgãos do corpo. Além dos estudos voltados a qualidade de vida e melhorias nos sintomas de algumas patologias, foi aplicado testes em esportistas relacionando o uso da Coenzima Q10 X fadiga física. Ambos os estudos constataram um menor tempo na recuperação física do atleta e melhora no seu desempenho. Inúmeros benefícios têm sido relacionados com a administração dessa coenzima, para várias áreas, tanto em esportista, quanto para patologias.

Temos que estudar e fazer novas pesquisas para ter uma comprovação precisa de cada suplemento lançado no mercado. Muitos dos suplementos utilizados em atletas foram aprofundados na área clinica para melhora da saúde, entretanto, temos que saber que os suplementos ou complementos alimentares não são apenas para atletas e sim para pessoas que visam melhorias em algum ponto do seu equilíbrio físico. A coenzima Q10 é um desses complementos que vieram para ficar e trazer benefícios para a população em geral. Mas é sempre importante procurar profissionais qualificados para melhor auxilia-los no uso desses produtos disponíveis no mercado nunca seguindo refeitas de bolo e trabalhando sempre com a individualidade biológica das pessoas.

Abraço a todos e sempre A MILHÃO!!!

Treinador Físico e Nutricionista Esportivo Éverton Bottega

CREF: 009582-G/RS

CRN: 9713 D

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo